terça-feira, 17 de maio de 2011

Boxe


História do boxe


O Boxe é uma arte marcial que utiliza apenas os punhos tanto para defender como para atacar. A palavra Boxe deriva do inglês «to box» que significa «bater» ou «bater com os punhos». Uma expressão britânica utilizada em Inglaterra entre 1000 e 1850 e nos Estados Unidos da América de 1850 a 1920.
Considerada pela maioria como um Desporto e para muitos como uma Arte, no caso português esta disciplina é apelidada de «pugilismo».     
Remontando aos séculos XVIII e XIX, quando de seu surgimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo mudanças, em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.O boxe foi primeiramente considerado um desporto olímpico, em 688 a.C., na 23ª olimpíada; seu vencedor foi Onomastus de Esmirna, que foi quem definiu as regras do desporto. Posteriormente, quando do ressurgimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, nas Olimpíadas de 1896, em Atenas, o boxe não foi incluído como uma das modalidades da competição. O boxe somente foi incluído a partir das Olimpíadas de 1904, a terceira da Era Moderna, em St. Louis, e desde então foi praticado em todas suas edições posteriores, com excepção às Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.

                                                                     Golpes                                                                             



Golpes Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distância, ele pode nocautear;



Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;
Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;
Hook ou gancho: Desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultando a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;
Uppercut: Golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.
O nocaute, ou knockout (KO) na língua inglesa, ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba seu adversário no chão, incapacitando-o de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adversário, mas ainda permaneça de pé, o juiz pode interromper a luta, o que configura um nocaute técnico, no inglês technical knockout (TKO).

Golpes baixos: Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Se o outro adversário bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado, a critério do árbitro. Os golpes permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdómen.
           
Alguns exemplos clássicos de sparrings (treinadores), que depois vieram a se tornar campeões incluem: Larry Holmes, sparring de Muhammad Ali; Oscar de la Hoya, sparring de Julio Cesar Chavez; e Riddick Bowe, sparring de Evander Holyfield.


Organização das lutas

Combate de boxe. As entidades de boxe são as responsáveis pela organização das lutas desde 1910, quando foi criada a União Internacional de Boxe (UIB), em Paris. Posteriormente, outras entidades surgiram, outras deixaram de existir ou se fundiram a novas entidades, até que nos dias atuais temos em vigor quatro grandes entidades:
Associação Mundial de Boxe (AMB), fundada em 1921.
Conselho Mundial de Boxe (CMB), fundado em 1963.
Federação Internacional de Boxe (FIB), criado em 1983.
Organização Mundial de Boxe (OMB), criado em 1988.
Federação Mundial de Boxe Profissional (FMBP), criado em 1998.
Além dessas, existe ainda a Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA), que regulamenta as lutas olímpicas. No Brasil, existe a Organização Desportiva Boxista Brasileira (ODBB).
                       
                                                               Regras do boxe

As regras do boxe são bem simples e na verdade bem poucas. Essa luta marcial consiste basicamente em atingir o adversário utilizando apenas os punhos. No boxe profissional cada luta conta com 10-12 rounds, de 3 minutos cada um e 1 minuto de intervalo. Cada luta possui 5 árbitros, dos quais somente um participa da luta de dentro da lona.
Os pontos no boxe são conquistados a medida que os competidores acertam o torso corporal do seu adversário, assim como a frente e a lateral da cabeça. Os braços não valem pontos. Não são admitidos agarramentos, golpes abaixo da cintura, socos na nuca, socos de mão aberta e postura passiva. Dois avisos valem uma advertência e três advertências equivalem à desqualificação do lutador. A vitória é do competidor que mais pontos consegue ou que nocauteia o adversário. Nocaute é quando um dos participantes é golpeado e toca a lona com qualquer parte do seu corpo (menos os pés). O mesmo ocorre se o lutador cair fora do ringue ou se segurar nas cordas. A partir disso o juiz conta até 10 segundos para que o boxeador nocauteado se levante. Caso não o faça, será o perdedor. Ainda assim, se o lutador levanta e o juiz acreditar que este não tem mais condições de lutar, será o fim da competição.

                                                         
                                               Categorias de peso do boxe


As Categorias de peso do boxe são subdivisões nas quais são escalados os pugilista, a fim de tornar as lutas mais equilibradas. A pesagem oficial é realizada um dia antes da luta e, caso um atleta esteja fora do peso mínimo ou máximo, não estará apto a participar do combate.


Alguns dos pugilista famoso
Ø Santa Camarão
Ø Júlio César Chávez
Ø Mickey Rourke
Ø Mike Tyson
Ø Muhammad Ali




Sem comentários:

Enviar um comentário