terça-feira, 17 de maio de 2011

Andebol

História do Andebol
Andebol ou handebol é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área de baliza com raio de 13m, a baliza com 7,32 m de largura por 2,44 m de altura (a mesma usada no futebol), e era disputado por duas equipas de onze jogadores cada, sendo a bola semelhante à usada na versão de sete jogadores. Hoje em dia a maioria dos jogadores pratica apenas o handebol de sete.
O Andebol
O andebol é um jogo colectivo desportivo, entre duas equipas, sendo cada uma constituída por doze jogadores (sete efectivos, sendo um guarda redes e cinco reservas, sendo um guarda redes), que tem como objectivo introduzir a bola na baliza contrária (acção ofensiva), e ao mesmo tempo evitar que a equipe adversária marque golo, introduzindo a bola em nossa baliza (acção defensiva).

As regras
    O jogo de handebol é constituído por dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo entre eles, nas últimas olimpíadas de Atlanta foi permitida a utilização do tempo, como no voleibol.
   O número de substituições é ilimitado mas elas tem de ser feitas no espaço de 4,45 metros que cada equipa possui especialmente para isso, elas são feitas também sem a interrupção do jogo e é preciso que um jogador saia completamente da quadra antes que outro entre em seu lugar, caso ocorra uma substituição incorreta, ela deve ser avisada ao árbitro da partida pela mesa do jogo, que é constituída por um cronometrista e um marcador. E então o jogador que cometeu a infração recebe uma punição de 2 minutos.
   O objetivo básico do jogo é manobrar o adversário passando a bola hábil e rapidamente entre os jogadores e quando possível arremessá-la, marcando um ponto caso a bola ultrapasse completamente a linha de golo. É preciso muito jogo de corpo para enganar o adversário e deixar um companheiro livre.
Agora vamos falar das punições que existem no andebol:
   
Dois minutos
O jogador que receber esta punição deve ficar por dois minutos fora do jogo, sem direito à substituição, ou seja, a sua equipa fica com um jogador a menos durante dois minutos, esta punição é dada a faltas violentas ou a substituições incorrectas.
O jogador também recebe dois minutos caso for receber o segundo amarelo e caso o time já tenha dois amarelos, o próximo cartão será substituído por um dois minutos.







Cartão amarelo
O jogador que receber esta punição deve ficar por dois minutos fora do jogo, sem direito à substituição, ou seja, a sua equipa fica com um jogador a menos durante dois minutos, esta punição é dada a faltas violentas ou a substituições incorrectas jogador também recebe dois minutos caso for receber o segundo amarelo e caso o time já tenha dois amarelos, o próximo cartão será substituído por um dois minutos.




Cartão vermelho
Quando um jogador recebe um cartão vermelho ele deve retirar-se da quadra, inclusive do bando de reservas e não pode mais voltar à mesma. A equipa fica com um jogador a menos durante dois minutos e depois desse tempo pode completar o time com outro jogador que não seja aquele que foi expulso. Um jogador não pode receber mais de três dois minutos durante uma partida, se isso acontecer ele é desqualificado do jogo, como se tivesse recebido um cartão vermelho.



Tipo de passe

Passe de ombro
Consiste essencialmente em armar o membro superior hábil, seguindo-se a transmissão da bola para o colega. Armar o membro superior hábil, realizando a sua extensão no final; Passe com apoio oposto ao membro superior hábil avançado;Pega da bola com dedos afastados e semi-flectidos;Braço e antebraço formam aproximadamente, um ângulo de 90º;Movimento contínuo com ligeira rotação do tronco; Dirigir a bola para o peito do colega.


Passe picado ou passe de ressalto
A bola ressalta no chão, num ponto de 2/3 da distancia entre o passador e o receptor.
A bola deve ressaltar á altura do peito do companheiro ou ligeiramente a baixo.

Recepção
Receber com as 2 mãos
Dirigir os braços para a bola
Colocar as mãos em concha mãos com os dedos afastados e os polegares colocados atrás da bola (abarcar o máximo possível da sua superfície); Flectir os cotovelos junto ao tronco para amortecer o movimento da bola.Depois da recepção: Protecção.

Campo de Andebol

O drible
Empurrar e amortecer a bola com os dedos afastados, estendendo e flectindo o antebraço e a mão (acção de pulso e dedos como no jogo do iô-iô);
 Bater a bola no solo sem ultrapassar a altura da cintura;
Bola ligeiramente avançada e na parte exterior do plano da perna do lado da bola
Colocar a mão no hemisfério superior da bola por detrás desta;
Manter a cabeça levantada o mais possível, evitando olhar a bola.
Drible de progressão: Drible de progressão: progredir no terreno de formas rápida.
Drible de protecção: Drible de protecção: proteger a bola com o corpo, controlando- a e observando o jogo.





Remate em apoio
É o elemento que permite finalizar todas as acções técnico-tácticas. O executante remata, estando em contacto com o solo.
Pernas ligeiramente flectidas;
Tronco ligeiramente inclinado;
Armação do braço hábil acima da cabeça;
Extensão explosiva do braço hábil para a frente e para baixo;
Rotação do tronco.
Direccionar o remate para os “espaços vazios” da baliza



Remate em Suspensão
Possibilita o remate por cima da defesa. É executado sem apoio no solo, devendo o executante elevar-se o mais próximo da vertical.
Impulsão com a perna oposta ao braço hábil;
Tronco ligeiramente inclinado;
Armação do braço hábil acima da cabeça;
Extensão do braço hábil para a frente e para baixo;
Rotação do tronco;
Recepção no solo.

Fintas
São mudanças de direcções feitas pelo jogador atacante.


Desmarcação
Fugir á marcação do adversário
Ocupação de um espaço livre garantindo uma boa linha de passe.
Execução de finta sem bola.
Ludibriar o defensor ou defesa
Mudança de ritmo e direcção



Marcação
É uma acção defensiva realizada através da colocação entre o adversário directo e a baliza, é utilizada quando a equipa adversária tem a bola.
Serve para evitar que o adversário avance no terreno e/ou receba a bola. Componentes Criticas:
Semi-flexão dos membros inferiores;
Braços flectidos à altura do peito;
Mãos à largura dos ombros;
De frente para o adversário e de costas para a baliza;
Manter o adversário e a bola dentro do campo visual;
 Evitar que o adversário receba a bola;

Deslocamentos defensivos
Servem para movimentar a defesa, para acompanhar um atacante ou para fechar rapidamente um espaço através do qual um atacante quereria fugir ou passar a bola.
Deslocamentos Frontais: Deslocamentos Frontais: Servem para o defesa sair ao adversário com bola e regressar à formação de defesa.  
Posição básica defensiva
Realização de pequenos passos;
Deslocamento sem cruzar os apoios;
Pés à largura dos ombros
Evitar saltar.



Bloco
Tentar interceptar a trajectória da bola quando existe remate para a nossa baliza.
Colocar os braços só ao mesmo tempo que o remate.
Utilizar os 2 braços estendidos
No caso do remate em suspensão saltar logo após o atacante.




Posições

Vermelho :
1.      Ponta direita
2.     Lateral direito
3.     Defesa avançado
4.     Defesa central
5.     Lateral esquerdo
6.     Ponta esquerda
7.     Guarda-redes
Branco :
1.     Ponta esquerda
2.     Lateral esquerdo
3.     Central
4.     Lateral direito
5.     Ponta direita
6.     Pivô
7.     Guarda-redes

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